O hidrogênio é uma das apostas importantes para a transição energética que o mundo está passando. Os próximos anos serão decisivos na consolidação desta tecnologia e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) já está engajada no desenvolvimento deste mercado. Na última semana, mais de 60 especialistas participaram de um grupo de trabalho para discutir a certificação do hidrogênio.
Com representantes das instituições do setor (Aneel e EPE), produtores de hidrogênio, geradores de energia, empresas que usam hidrogênio como matéria-prima, acadêmicos e associações especializadas neste segmento, a CCEE promoveu um debate sobre os padrões de certificações existentes, com análises de modelos internacionais e tecnologias existentes.
Novos encontros ocorrerão ao longo de 2022 para estabelecer os atributos da certificação do hidrogênio produzido no Brasil. A CCEE aproveitará todas as informações de medição, contratos e modelagem da energia elétrica já existente em seus sistemas para desenvolver essa certificação, contribuindo assim para a transição energética.
Caso você tenha interesse em receber informações a respeito do tema, entre em contato pelo e-mail atendimento@ccee.org.br solicitando o cadastro como “informado” sobre o assunto.
Tema na pauta do setor
No dia 3 de maio, a CCEE participou de um evento internacional sobre certificação de hidrogênio, promovido pela Câmara de Comercialização e Indústria Brasil-Alemanha. O workshop “Certificações Internacionais e Nacionais de Hidrogênio Baseadas no Teor de Carbono” é decorrente de uma parceria energética entre os dois países e contou também com a participação do MME e EPE.
Ricardo Gedra, gerente de Análise & Informações ao Mercado, apresentou a visão geral sobre certificação de hidrogênio verde no Brasil e o planejamento da CCEE para concepção do modelo “Nosso objetivo é disponibilizar uma versão simplificada ainda este ano, possibilitando a evolução para uma versão completa a partir de 2023”, destacou.
Fonte: Aneel.