O consumo de energia elétrica avançou quase 2% no Brasil no terceiro trimestre em relação aos mesmos meses do ano passado. Segundo informações dos boletins do InfoMercado, da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).
Os dados de julho a setembro, agora consolidados, mostram que o período foi o primeiro de 2020 a registrar crescimento do resultado na comparação anual. Para o ano, o cenário ainda é de queda, mas menos intensa, de 2,9%.A retomada ocorreu em quase todos os ramos de atividade que negociam seu fornecimento no mercado livre, com exceção dos segmentos de veículos (-8,7%), transportes (-7,9%) e extração de minerais metálicos (-0,7%). Destaque para os aumentos apresentados pelos setores de saneamento (32%), comércio (19,9%) e bebidas (14,8%). Os valores consideram a migração de consumidores do mercado regulado.

Acompanhando a alta nos volumes consumidos de energia, a geração também cresceu cerca de 2% no terceiro trimestre frente a 2019. As usinas hidrelétricas produziram 14,7% a mais no período do que no ano passado. As eólicas e solares fotovoltaicas também apresentaram elevação, de 10% e 26,4%, respectivamente. Apenas as termelétricas registraram redução entre julho e agosto, de 36,2%.

 

Variação no Consumo de Energia Elétrica por Ramo de Atividade | 3T20 vs. 3T19

 Geração de Energia Elétrica por Fonte | SET20 vs. SET19