A geração de energia eólica registrou recorde no dia 19/08, quando o total gerado pelos ventos atendeu praticamente a todo consumo da Região Nordeste. De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), no domingo anterior, o pico da geração de energia eólica ocorreu às 9h28min, com uma produção de 8.247 megawatts (MW), com um fator de capacidade de 82%. O volume produzido representou cerca de 98% de toda a carga consumida no Nordeste naquele momento.

O último recorde tinha acontecido no dia 14 de Julho, quando foram gerados 7.775 MW. No dia 20/08, um registro foi feito de 7.999 MW de energia eólica gerados, representando 13,08% da geração total, que foi de 61.272 MW gerados.

Uma operação comercial foi autorizada. Dois parques eólicos na Bahia, Campo Largo III e Campo Largo IV, que somam um total de cerca de 60 megawatts em capacidade instalada. Ambos no município baiano de Santo Sé, de acordo com a publicação da agência reguladora. Ambos os empreendimentos tiveram a produção vendida a distribuidoras de energia em um leilão “A-5” realizado pelo governo federal em 2014. Os novos contratos podem ter início em Janeiro de 2019.

Nesse mesmo processo foi autorizada pela Aneel o início da operação comercial da usina solar fotovoltaica Verde Vale III, em Guanambi, na Bahia, com 14,3 megawatts em capacidade.

 

Fonte: O Globo