Uma das medidas recomendadas para conter o avanço do novo coronavírus, que tem 22 casos confirmados em Pernambuco, é a permanência em casa. Com isso, as pessoas tendem a consumir mais energia elétrica. Algumas estratégias podem ser adotadas para economizar na conta de luz.
Segundo a gerente de relações institucionais da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), Érica Ferreira, o uso racional do ar-condicionado é uma das principais medidas que podem ser adotadas nessa época de pandemia.
“Num momento como esse, o ideal é privilegiar a iluminação e a ventilação naturais. Manter os espaços abertos e iluminados, manter a limpeza dos ares-condicionados e ventiladores, a limpeza dos filtros. Caso precise utilizar o equipamento, ligar numa temperatura entre 20 e 23 graus. Normalmente a gente costuma ligar numa temperatura bem baixa, para esfriar logo o ambiente, mas isso, além de sobrecarregar o equipamento, também consome um pouco mais de energia”, relatou.
Arte: G1
A dica também é válida para quem trabalha em casa, no esquema de home office. “O ideal é ter algumas pausas. Se puder utilizar um cômodo que tenha uma ventilação natural melhor, o ideal é utilizar essa localidade. Se precisar efetivamente usar o ar-condicionado, evitar as temperaturas muito baixas, porque elas consomem mais energia e não necessariamente mantêm o ambiente na temperatura ideal”, disse.
Ainda segundo a gerente, outro ponto de atenção é o chuveiro elétrico, também responsável por um alto consumo de energia. “Os banhos precisam ser curtos, se forem quentes, ou então, aproveitando a temperatura do finalzinho do verão, utilizar a temperatura normal”, afirmou.
Segurança
A Celpe também recomenda ter cuidado com a segurança, especialmente com equipamentos que estejam sendo carregados.
“As crianças que usam mais tablet e celular, [é importante] mantê-los carregando distante delas. Após a carga, retirar o equipamento e entregar para utilização. Além de mais seguro, também economiza mais energia”, declarou Érica.
Outra recomendação é evitar usar aparelhos eletrônicos em áreas molhadas e reduzir o uso dos benjamins (adaptadores de tomadas conhecidos como “T”).
“Trabalhando em casa, a gente acaba utilizando a tomada para ligar muitos equipamentos. Tentar evitar o benjamin, o ‘T,’ utilizar a régua com filtro, para evitar acidentes. Além disso, energia e área molhada não combinam. Fios passando por ambientes de área molhada precisam ser retirados”, disse.
Coronavírus em Pernambuco
PE registra 22 casos de Covid-19, suspende cirurgias marcadas e reativa dois hospitai
Pernambuco tem 22 casos confirmados da Covid-19, infecção causada pelo novo coronavírus, segundo o boletim divulgado na quarta-feira (18). Para tentar conter o alastramento da doença, o estado anunciou que vai reativar dois hospitais particulares para receber pacientes. Outra medida foi o cancelamento, a partir de sexta-feira (20), de cirurgias que já estavam marcadas.
Fonte: G1.