Uma das contas que mais encareceu nos últimos anos e meses foi a de energia. Por isso, vale tudo na hora de tentar reduzir um pouco mais o gasto com esse tipo de despesas. Uma das soluções está em aprender como economizar energia na hora de lavar a roupa. Confira as melhores dicas que farão toda a diferença no final do mês.
1 – Não tenha pressa e acumule um pouco de roupa
Por mais que esta dica pareça um pouco contra higiênica, a verdade é que lavar poucas peças várias vezes representa gasto de energia desnecessário. Além disso, também acaba se gastando mais água do que deveria dessa forma. Não há nada de mais em acumular um pouco de roupa suja no cesto antes da lavagem. Vai ajudar bastante a reduzir a conta de energia.
Outra forma de economizar energia é fazendo uma pré-lavagem da roupa suja em um balde ou no tanque comum. Assim, as peças podem ser lavadas em modo econômico ou em algum ciclo mais rápido. Isso evita que a máquina de lavar permaneça ligada por horas durante uma única lavagem no dia.
3 – Seque as roupas ao sol
Se a sua máquina de lavar também seca ou se você tem uma secadora, simplesmente não use essa função. Prefira secar as roupas diretamente no varal, expostas ao sol. Essa prática vai economizar energia e ajudará a reduzir sua conta de luz significativamente. Além disso, a secagem ao sol é sempre a mais indicada para se livrar de bactérias e de mau-cheiro.
Dicas extras para economizar energia na lavagem das roupas
A primeira coisa a se fazer é obedecer às especificações técnicas da máquina de lavar para não sobrecarregá-la com o peso das roupas. Depois, aproveite para ativar o modo “eco” ou econômico. Isso vai reduzir bastante a energia necessária para lavar suas peças.
Em resumo, seguindo todas as dicas apresentadas neste texto, você conseguirá ter uma boa redução no valor mensal da sua fatura de energia elétrica.