Otimizar as operações diárias de quem atua no mercado, com a possibilidade de interligação entre os sistemas da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e aqueles utilizados pelos agentes do setor: esse é o principal objetivo da Plataforma de Integração, que disponibilizou novos serviços referentes aos contratos do mercado regulado.
Com isso, será possível realizar a conexão com os dados dos contratos regulados de: CCEAR-D (Disponibilidade); CCEAR-Q (Quantidade); CCEAR-C (Cessão); Proinfa; Cotas de Garantia Física (CCGF); Cotas de Energia Nuclear (CCEN); Itaipu; Energia de Reserva (CER) e Leilão de Ajuste, disponíveis no CliqCCEE.
“Os agentes poderão fazer a gestão dos seus contratos do mercado regulado diretamente nos seus próprios sistemas, por meio da comunicação entre as ferramentas tecnológicas, promovendo a troca de informações e automatização de suas operações e ganhando mais agilidade e dinamismo nas tarefas do dia a dia. Será possível ainda reduzir seus custos operacionais em grandes volumes de contratos, principalmente em datas críticas do calendário operacional da CCEE”, relatou Danilo Bonamini, gerente executivo de Gestão de Aplicações.
Outra vantagem nisso é que, por meio dos serviços da Plataforma de Integração, os agentes terão acesso a todos os contratos do mercado regulado, não apenas aqueles nos quais são parte e contraparte, facilitando a consulta desses dados.
Até o mês de abril de 2020, a plataforma foi utilizada 17 milhões de vezes, que representa um aumento de quase 200% em relação ao mesmo período do ano passado. No total, cerca de 110 empresas acessam diariamente a plataforma (por meio de representação ou diretamente), que representam cerca de 5 mil agentes.
Histórico da Plataforma de Integração
A CCEE implantou em 2019 três etapas de entregas de serviços da Plataforma de Integração, que possibilitaram a conexão completa das consultas aos contratos do Ambiente de Comercialização Livre (CCEAL). No total, foram disponibilizados 67 dados referentes aos contratos e 28 de consulta de cadastros de agentes, perfis de agente, ativos e parcelas de ativos.
Fonte: CCEE.