Começou nesta semana a primeira fase da campanha publicitária de utilidade pública para conscientização sobre o consumo de energia elétrica, voltada para orientação da população brasileira, em meios de comunicação de todo o território nacional. A campanha é uma iniciativa da ANEEL, com apoio do Ministério de Minas e Energia (MME), e operacionalizada pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), com recursos do Programa de Eficiência Energética gerido pela ANEEL.
O objetivo da ação é incentivar a população a evitar o desperdício de energia elétrica, em meio ao cenário de escassez hídrica – o pior em 91 anos – que reduz a produção nas usinas hidrelétricas e aumenta o preço da energia.
Com o mote “Energia elétrica: se desperdiçar, vai faltar”, a campanha será difundida durante os próximos meses e terá todos os materiais de divulgação compartilhados na página www.consumoconscienteja.com.br.
A realização da campanha foi aprovada pela Diretoria Colegiada da ANEEL em 6/7/2021 e passou também pela aprovação do Comitê Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE).
Existem várias formas de gerar energia: usinas hidrelétricas, termelétricas, solares, eólicas.
No Brasil, a maior parte vem das hidrelétricas, que usam a água dos rios.
Se não chove o bastante, como vimos este ano em algumas regiões, o que acontece? O nível dos reservatórios cai, a vazão da água não consegue gerar eletricidade. E precisamos recorrer a outras soluções mais complexas e caras.
Aí você pode estar se perguntando: mas aqui no meu Estado não parou de chover, como isso me afeta? O sistema elétrico do Brasil é todo interligado, mesmo que chova no Norte, se não chover no Sul, o sistema fica desequilibrado e não prejudica a transmissão de energia.
Por isso, todos nós precisamos fazer um consumo mais consciente de energia. Se desperdiçar, vai faltar.
Fonte: Aneel/Consumo Consciente.